terça-feira, 17 de abril de 2012

Os Ciclos de Cinema

O Cinear-Te em Frederico pode voltar em agosto.

No ano de 2010 foi criado em Frederico Westphalen o ciclo de cinema chamado Cinear-Te, Ciclo de Cinema e Artes, uma parceria entre o Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS) e a Universidade Regional Integrada (URI). No segundo semestre do ano de 2011 foi exibido o último Cinear-Te.

O objetivo do projeto é criar um espaço cultural na cidade, de veiculação de filmes selecionados por profissionais com o intuito de levar ao público cinema de qualidade, com reflexões e debates após o término das sessões. Além dos colaboradores, o projeto contou com a coordenação dos professores: Cássio dos Santos Tomain (UFSM/CESNORS), Ricardo Ferreira Martins (URI/FW) e Leonardo Rocha Botega (UFSM/CAFW).

Alguns dos ciclos foram filmes de nacionalidades como, por exemplo, cinema brasileiro, cinema argentino, e foram focados outros temas como a Crítica Social. Segundo a estudante de jornalismo Marília Dalenogare, uma das colaboradoras do Cinear-Te, "o projeto tinha frequentadores, porém não em massa, mas também é um projeto de cineclube que visa discussões não atingir grande número de pessoas, porém o pessoal de Frederico participava, posso dizer até que participava mais do que os universitários da cidade, era algo como meio a meio".

Segundo o professor Cássio Tomain há a possibilidade de o Cinear-Te voltar à ativa em agosto. Mais informações sobre os ciclos de cinema em Frederico podem ser acessadas no Blog Cinear-Te.

Nenhum comentário:

Postar um comentário