quinta-feira, 3 de março de 2011

O que é a Mídia Alternativa?

O fato de haver uma mídia que vá contra um sistema econômico, social ou cultural e rebate-os a caracteriza como Mídia Alternativa. Ela surge como uma alternativa aos grandes meios de comunicações predominantes, tem como finalidade de existência a comunicação verdadeira através de uma nova linguagem de produção cultural.
Durante a ditadura militar a mídia alternativa buscava a democratização das informações, dos meios de comunicações e discursava pelo fim da censura imposta pelo Governo Militar.
Usavam os fanzines, grafites e obras de arte que fugiam da estética tradicional formando as novas formas de comunicação para dissipar as lutas políticas pela liberdade e pela democratização. O maior representante dessa Mídia Independente foi “O Pasquim”, tablóide que surgiu no ano de 1969 no Rio de Janeiro, marcou por sua irreverência e revolucionou o jornalismo da época com muito humor e anarquia e com uma linguagem simples, chegando a vender até 250 mil exemplares.
No radiojornalismo destacaram-se como rádios que fizeram parte dessa mídia alternativa a “ Paranóia” no Espírito Santo e a “Spectro” no interior de São Paulo, as rádios forma fechadas e criados órgãos de como o CONTEL (Conselho Nacional de Comunicações), responsável pela fiscalização e concessões dos canais radiofônicos.
A Mídia Alternativa tentou transmitir ao mundo informações sobre os problemas ocorridos no Brasil desde o Golpe de 31 de Março. Este foi um meio importantíssimo que foi reprimido, sofreu censuras e perdeu muitas pessoas que foram silenciadas para apenas uma finalidade: a manutenção de uma ordem e de uma classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário